
Foi lançado em Ferraz de Vasconcelos, o Bilhete PcD Ongpag Municipal, para garantir transporte gratuito a pessoas com deficiência que necessitam de deslocamento para consultas, exames e demais atendimentos de saúde. O objetivo é ampliar a acessibilidade, fortalecer a inclusão e assegurar mais autonomia a quem depende do transporte público para manter a rotina de cuidados médicos.
A solicitação do benefício deve ser feita presencialmente no Centro de Especialidades Médicas Papa João Paulo II (CEM), na Avenida Brasil, 2159, no bairro Romanópolis. Para o atendimento, é necessário apresentar documentos originais e cópias: RG, CPF, laudo médico atualizado com CID-10, comprovante de residência no município — como contas de água, luz ou telefone, ou declaração autenticada em cartório — além de comprovante de renda e extrato previdenciário do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Caso o usuário precise de acompanhante, também é exigida a documentação de identificação desses responsáveis.
A administração municipal destaca que o benefício reforça o compromisso com a acessibilidade e o apoio às pessoas com deficiência que dependem do transporte para cuidados contínuos. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone do CEM: (11) 4678-5846. O projeto é de autoria da Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio da Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana.
O secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Osni Pasquarelli, ressalta a relevância da ação. “Nosso objetivo é facilitar o acesso das pessoas com deficiência aos serviços essenciais, promovendo dignidade, inclusão e mobilidade a todos que dependem do transporte público para cuidar da própria saúde”, afirmou.
Edição: Tribuna de Suzano
Fonte: Secom/FV
Fotos: Laura Ramos – Secom/FV
Tribuna de Suzano Informação em Suzano e Região