
A cidade de Suzano tem intensificado suas ações no combate aos maus-tratos de animais. Como ocorreu nos últimos dias, após denúncias de maus-tratos, registradas pela Ouvidoria Municipal.
As delações foram essências para que o setor de Bem-Estar Animal da Prefeitura de Suzano, resgatasse quatro cachorros da raça pitbull em diferentes pontos do município.
Os resgates ocorreram em três situações distintas. Sendo na segunda-feira (17) no Alto da Boa Vista, em Palmeiras, onde um animal foi localizado na via pública, sofrendo maus-tratos de moradores da região. Já no dia 12 de novembro, um sábado, no bairro Meu Cantinho, um casal de pitbulls que vagava pelas ruas entrou em um condomínio e também precisou ser recolhido. E no final de outubro, no Parque Maria Helena, onde um cão foi encontrado abandonado em uma praça, amarrado a uma árvore com um pedaço de mangueira.
Em todas as ocorrências, a equipe de Bem-Estar Animal atuou de forma rápida, evitando novos incidentes e garantindo a segurança dos cães. Após o manejo inicial e acolhimento no abrigo parceiro, os pitbulls passaram por cuidados diversos, como abrigo adequado, banhos semanais, passeios e práticas de reintegração. A vacinação está prevista para a próxima semana e a castração ocorrerá no próximo mês. Concluída essa etapa, os animais serão inseridos no projeto “Baby, me Leva!” para adoção.
Por serem de grande porte, os cães permanecerão isolados dos demais animais do projeto. Interessados em conhecê-los podem agendar visita pelo site do programa. Para adotar, é necessário ser maior de 18 anos, apresentar RG, CPF, comprovante de residência e assinar um termo de responsabilidade elaborado por ONGs e protetores independentes. Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail babymeleva@suzano.sp.gov.br ou pelo telefone (11) 4745-2055.
Os quatro casos foram registrados como crime de abandono, conforme a Lei Federal nº 9.605/1998, e comunicados à polícia para providências legais. O secretário de Meio Ambiente, André Chiang, destacou o empenho da equipe e o trabalho do abrigo. “Parabenizo toda a equipe pela agilidade em garantir aos animais uma nova chance. Agradeço também ao abrigo, que teve papel fundamental nesse processo. Agora, esses cães poderão se integrar a outros animais e seguir para um novo lar”, afirmou.
A Prefeitura reforça que denúncias de maus-tratos podem ser realizadas pela Ouvidoria Municipal no telefone 0800-774-2007.
Edição: Tribuna de Suzano
Fonte: Secop Suzano
Fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano
Tribuna de Suzano Informação em Suzano e Região