
Confirmada nesta segunda-feira(24), aquisição de um terreno de 18 mil metros quadrados, que pertencia ao Clube Náutico Mogiano, para a construção de um novo espaço público de lazer: o Parque Náutico Mogiano, pela administração municipal. A área, localizada no bairro Mogilar, será transformada em um grande parque destinado à prática esportiva e lazer da população.
O terreno de 18 mil metros quadrados, localizado nos fundos do clube, abriga um campo de futebol e quadras, enquanto as áreas do ginásio, salão social e piscinas permanecem sob a posse do Clube Náutico Mogiano. A área total do clube soma mais de 50 mil metros quadrados, divididos em diversos lotes.
O leilão da área tinha como objetivo saldar dívidas do clube junto ao Governo Federal e credores trabalhistas. Contudo, com a desapropriação do terreno pela administração municipal, o espaço será preservado como área pública. O decreto de desapropriação foi publicado no dia 4 de agosto de 2025, e a Prefeitura adquiriu o lote por R$ 3 milhões. O acordo judicial foi homologado pela 1ª Vara do Trabalho de Mogi das Cruzes no dia 12 de novembro deste ano.
A área, que sempre foi destinada ao lazer e à prática esportiva, estava ameaçada de ser transformada em empreendimentos imobiliários, o que foi considerado inviável pela administração municipal. “Não podíamos permitir que essa área verde, ao lado do Centro da cidade, fosse transformada em prédios ou condomínios. Queremos preservar o meio ambiente e a história da cidade, devolvendo esse espaço para a população”, ressaltou a prefeita.
Com a criação do Parque Náutico Mogiano, Mogi das Cruzes dará um importante passo na promoção de espaços públicos de lazer e no fortalecimento da preservação ambiental e cultural da cidade.
Edição: Tribuna de Suzano
Fonte: Comunicação PMMC
Fotos: Reprodução internet
Tribuna de Suzano Informação em Suzano e Região