
O início da mobilização nacional contra a gripe em 2026 foi marcado pelo “Dia D”, realizado no sábado (28 de março), com ações em todo o país voltadas à ampliação da cobertura vacinal antes do período de maior circulação do vírus influenza. A estratégia prioriza a imunização dos grupos mais vulneráveis, com o objetivo de reduzir complicações, internações e óbitos nos meses seguintes.
Em Suzano a mobilização do “Dia D” de vacinação contra a gripe, resultou em mais de 3,7 mil imunizações em um único dia, evidenciando a adesão da população às ações de saúde preventiva no município. Realizada no último sábado (28/03), a iniciativa contou com atendimentos simultâneos em nove unidades de saúde e dois postos volantes.
Ao todo, foram aplicadas 3.154 doses contra o vírus Influenza, além de 626 imunizações de outras vacinas, totalizando 3.780 aplicações. A ação também foi marcada pela integração de serviços, com destaque para a promoção da saúde bucal.
Durante a mobilização, a Secretaria Municipal de Saúde realizou 792 avaliações odontológicas nas unidades participantes, ampliando o acesso ao diagnóstico precoce e às orientações preventivas. As equipes promoveram atendimentos voltados à identificação de lesões bucais, com foco na detecção antecipada de possíveis casos de câncer.
Nas três unidades com levantamento detalhado — Unidade de Saúde da Família (USF) Onésia Benedita Miguel, no Jardim Suzanópolis; USF Marcelino Maria Rodrigues, no Jardim Brasil; e USF Dr. Eduardo Nakamura, no Miguel Badra Baixo — foram registradas 218 avaliações odontológicas, além de aferições de pressão arterial, testes de glicemia e outros atendimentos preventivos.
O coordenador de Vigilância Epidemiológica de Suzano, José Landim, destacou a importância da estratégia para ampliar a cobertura vacinal. “O ‘Dia D’ é fundamental para alcançar um grande número de pessoas em curto período, reduzindo complicações e internações, especialmente entre os grupos mais vulneráveis”, afirmou.
Já a coordenadora de Saúde Bucal, Edimara Chiasso, ressaltou o impacto da ação integrada. “Aproveitar a vacinação para oferecer avaliação odontológica amplia o acesso e fortalece a prevenção, já que muitas lesões passam despercebidas”, explicou.
A campanha de vacinação contra a gripe segue no município até 30 de maio. O público-alvo inclui idosos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, comunidades quilombolas e pessoas em situação de rua, além de profissionais da saúde, educação, segurança, transporte e outros grupos prioritários.
Também estão contempladas pessoas com deficiência permanente e indivíduos com doenças crônicas ou condições clínicas especiais. A vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação alérgica grave à proteína do ovo, doença febril aguda moderada ou grave, e para quem realiza tratamento com imunossupressores em altas doses.
A imunização está disponível nos 24 postos de saúde da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas. Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identificação e caderneta de vacinação — obrigatória no caso de crianças.
O secretário municipal de Saúde, William Harada, avaliou positivamente os resultados e destacou o trabalho das equipes. “Organizamos uma grande estrutura para garantir o acesso aos serviços. Além da vacinação, promovemos atendimentos preventivos e ações de saúde bucal, oferecendo um cuidado mais completo”, disse.
Edição: Tribuna de Suzano
Fonte: Secop Suzano
Fotos: Divulgação/Secop Suzano
Tribuna de Suzano Informação em Suzano e Região