Encontro municipal fortalece rede de atendimento à infância e adolescência em Ferraz de Vasconcelos

Ação integra a campanha Faça Bonito e fortalece a rede de proteção em Ferraz de Vasconcelos

A mobilização em defesa dos direitos de crianças e adolescentes ganhou reforço em Ferraz de Vasconcelos nesta quarta-feira (6), com a realização do 2º Encontro Municipal de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil. A atividade reuniu profissionais da rede socioassistencial, representantes de diferentes setores e agentes ligados à proteção da infância para discutir estratégias de prevenção, acolhimento e enfrentamento à violência.

Promovido no auditório da ETEC, o encontro integrou a programação do Maio Laranja, campanha nacional voltada à conscientização sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A mobilização faz referência ao dia 18 de maio, data instituída pela Lei Federal nº 9.970/2000 como símbolo da luta pela garantia dos direitos da infância e adolescência.

Durante a atividade, os participantes destacaram a necessidade de fortalecer o trabalho integrado entre os serviços públicos e ampliar a qualificação técnica das equipes que atuam diretamente no atendimento às vítimas. A proposta é tornar mais eficiente a identificação de casos de violência e o encaminhamento adequado das situações de violação de direitos.

A ação também integra as estratégias do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI) e segue os eixos da campanha “Faça Bonito”, que prioriza mobilização social, capacitação profissional e fortalecimento das políticas públicas de proteção.

O secretário municipal de Assistência Social, Marcos Rogério de Oliveira Santos, ressaltou a importância da articulação entre os setores envolvidos. “Esse encontro reforça nosso compromisso com a proteção de crianças e adolescentes. Ao fortalecer a rede e qualificar os profissionais, ampliamos nossa capacidade de atuação e garantimos um atendimento mais efetivo às situações de violação de direitos”, afirmou.

Edição: Tribuna de Suzano

Fonte: Secom Ferraz

Fotos: Divulgação/Secom Ferraz – Camille Melo

Leia também:

Título de Cidadão: engenheiro com mais de quatro décadas de atuação é homenageado pelo Legislativo Mogiano

Responsável por acompanhar algumas das principais transformações urbanas de Mogi das Cruzes nas últimas quatro …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *