Fatec Suzano é inaugurada e inicia nova fase na formação profissional da cidade

Tarcísio de Freitas reforçou parceria com a cidade ao lado do prefeito Pedro Ishi; estrutura poderá receber até mil alunos em cinco anos

Após anos de espera, Suzano passou a integrar oficialmente o mapa do ensino superior tecnológico com a inauguração da nova unidade da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo nesta sexta-feira (08/05). A entrega do campus representa um avanço estratégico para a formação profissional no município e abre novas perspectivas para centenas de estudantes da região.

A cerimônia contou com a presença do prefeito Pedro Ishi, do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, André do Prado, do deputado federal Marcio Alvino, o ex-prefeito Rodrigo Ashiuchi, o vice-prefeito Said Raful, a presidente do Fundo Social de Solidariedade e primeira-dama de Suzano, Déborah Raffoul Ishi, secretários e vereadores, além do vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth; do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan; do presidente do Centro Paula Souza, Clóvis Dias; e dos deputados estaduais Elton de Carvalho, o Dr. Elton, e Jorge Wilson, o Xerife do Consumidor.

As aulas na nova unidade começam no próximo dia 18 de maio, beneficiando inicialmente 80 estudantes dos cursos de Gestão da Produção Industrial e Redes de Computadores. Os alunos haviam iniciado o semestre provisoriamente na unidade da Escola Técnica Estadual de Suzano, na Vila Urupês, e agora passam a utilizar a estrutura definitiva da Fatec.

Com investimento de aproximadamente R$ 24 milhões, o novo campus foi construído em uma área localizada entre as avenidas Paulista e Mogi das Cruzes. O prédio conta com 12 salas de aula, sete laboratórios, biblioteca, sala maker e setores administrativos, em uma área construída de 4,1 mil metros quadrados. A gestão ficará sob responsabilidade do Centro Paula Souza.

A expectativa é de expansão gradativa da unidade, que deverá atender 160 estudantes já no segundo semestre deste ano e alcançar cerca de mil alunos em até cinco anos.

Durante a solenidade, o governador destacou a parceria entre o governo estadual e a administração municipal para viabilizar o projeto. “Os cursos ofertados estão conectados com o mercado de trabalho e vão trazer esperança e prosperidade para a população”, afirmou Tarcísio de Freitas.

Já o prefeito Pedro Ishi ressaltou o impacto da nova unidade para o desenvolvimento da cidade. Segundo ele, a implantação da Fatec foi resultado de um esforço conjunto iniciado ainda em 2017, durante a gestão do ex-prefeito Rodrigo Ashiuchi, em parceria com lideranças políticas e o governo estadual. “Nossa parceria com o Estado e com os parlamentares André do Prado e Marcio Alvino têm transformado a cidade de Suzano. O ex-prefeito Rodrigo Ashiuchi mudou a história do município com uma atuação contundente na busca por investimentos nas áreas mais estratégicas de desenvolvimento. A entrega da Fatec foi desenhada desde 2017 e agora estamos celebrando esta entrega”, ressaltou o chefe do Executivo.

A história

O início das atividades da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec) em Suzano marca a ampliação da oferta de ensino superior público e tecnológico na região do Alto Tietê. A unidade iniciou o primeiro semestre letivo de 2026 com 80 alunos matriculados nos cursos de Gestão da Produção Industrial e Redes de Computadores.

A instalação da Fatec no município é resultado de uma articulação que se estendeu por vários anos, com destaque para a atuação do então deputado estadual Estevam Galvão de Oliveira, que defendeu a implantação da unidade e participou de reuniões com representantes do Centro Paula Souza para viabilizar o processo de licitação da obra. As tratativas ocorreram principalmente entre 2015 a 2020, dentro de uma demanda antiga apresentada ao governo estadual para ampliar as oportunidades de formação tecnológica na região.

Edição: Tribuna de Suzano

Fonte: Secop Suzano

Fotos: Wanderley Costa e Mauricio Sordilli/Secop Suzano

Leia também:

Projeto Caravana do Lazer leva diversão e integração à Vila Cristina neste sábado em Ferraz de Vasconcelos

Crianças, jovens e famílias da Vila Cristina terão uma opção gratuita de lazer e integração …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *