Artigos Relacionados
A população do Alto Tietê passa a contar, a partir da próxima segunda-feira (11/05), com um novo serviço especializado de hemodiálise instalado no Hospital Regional do Alto Tietê (HRAT) Deputado Estevam Galvão de Oliveira, em Suzano. A nova ala dispõe de 40 leitos e terá capacidade para realizar mais de 240 atendimentos por semana, ampliando o acesso ao tratamento renal contínuo e reduzindo a necessidade de deslocamentos de pacientes para outras cidades da região metropolitana.

A entrega do novo setor ocorreu nesta sexta-feira (08) e representa um importante avanço para a rede regional de saúde, oferecendo mais conforto, dignidade e qualidade de vida às pessoas que dependem do tratamento especializado. O serviço passa a funcionar dentro do próprio HRAT, unidade estadual inaugurada em dezembro de 2023 no espaço onde funcionava o antigo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
Desde a abertura da unidade hospitalar, lideranças regionais vinham articulando junto ao governo estadual a implantação do setor de hemodiálise, diante da elevada demanda existente no Alto Tietê e da necessidade de descentralizar os atendimentos. Até então, muitos pacientes precisavam enfrentar longas viagens para cidades como São Paulo, Guarulhos e Osasco para realizar as sessões.
As tratativas avançaram ao longo de 2024, especialmente após o anúncio oficial da implantação do serviço durante reunião do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Região (Condemat+). Posteriormente, novas reuniões realizadas na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) reforçaram o compromisso com a instalação da estrutura no hospital regional.
Durante a inauguração, o governador Tarcísio de Freitas destacou que a nova ala permitirá mais comodidade aos pacientes da região. Segundo ele, muitos precisavam permanecer internados por falta de vagas ou viajar diariamente para outros municípios em busca do atendimento. “O paciente ou ficava internado porque não tinha posição ou se deslocava para Guarulhos, São Paulo, Osasco, e agora vai poder fazer isso aqui. São 40 leitos, e isso significa que vamos atender 240 pacientes por semana”, afirmou.
O secretário municipal de Saúde, William Harada ressaltou que o novo setor proporcionará atendimento mais humanizado e próximo das residências dos pacientes. Segundo ele, a iniciativa representa um ganho significativo para a saúde pública regional, reduzindo o desgaste físico e emocional causado pelos deslocamentos frequentes.
O governador Tarcísio de Freitas destacou que, antes da implantação do serviço, muitos pacientes precisavam permanecer internados por falta de vagas ou enfrentar longos deslocamentos. Segundo ele, a nova estrutura passa a oferecer mais qualidade, conforto e dignidade às pessoas que dependem desse atendimento na região. “O paciente ou ficava internado porque não tinha posição ou se deslocava para Guarulhos, São Paulo, Osasco, e agora vai poder fazer isso aqui. São 40 leitos, e isso significa que vamos atender 240 pacientes por semana. Estamos vendo a qualidade do que foi montado, do equipamento. Tenho certeza de que vai aliviar a dor e o sofrimento das pessoas que precisam deste tratamento”, declarou.
Tribuna de Suzano Informação em Suzano e Região