
Mais de 130 famílias de Suzano poderão ser beneficiadas por futuros projetos habitacionais após a assinatura de um termo de cooperação entre a Prefeitura e a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), do governo do Estado de São Paulo. O acordo, firmado na manhã desta sexta-feira (08/05), prevê o avanço das tratativas para implantação de moradias populares no Jardim Monte Cristo e na Vila Monte Sion.
Ao todo, serão contempladas 93 famílias do Jardim Monte Cristo e outras 43 da Vila Monte Sion. Com a formalização da parceria, o próximo passo será a elaboração dos projetos técnicos necessários para a construção das unidades habitacionais. Os prazos e o andamento das próximas etapas dependerão dos trâmites internos conduzidos pela CDHU.
A assinatura ocorreu momentos antes da inauguração oficial da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Suzano e reuniu representantes do município, do governo estadual e moradores das comunidades atendidas.
O documento foi assinado pelo prefeito Pedro Ishi; pelo assessor Eduardo Velucci, representante do diretor-presidente da CDHU, Reinaldo Iapequino; e pelo secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Elvis Vieira.
Também acompanharam o encontro a presidente do Fundo Social de Solidariedade e primeira-dama de Suzano, Déborah Raffoul Ishi; o secretário municipal de Governo, Alex Santos; o secretário municipal de Assuntos Jurídicos, Renato Ferraris; o presidente da Câmara de Suzano, vereador Artur Takayama; além de representantes das comunidades.
No Jardim Monte Cristo, as futuras moradias deverão ser construídas na mesma área onde as famílias vivem atualmente de forma irregular, entre a rua Sete de Setembro e a avenida Paulista. Já na Vila Monte Sion, as unidades serão implantadas em outro local, ainda a ser definido, devido ao fato de os moradores residirem atualmente em área considerada de risco.
Os projetos vêm sendo discutidos nos últimos anos entre a administração municipal e a CDHU, envolvendo estudos topográficos, cadastramento das famílias e análises urbanísticas para as duas regiões.
Segundo Elvis Vieira, a assinatura representa o início de uma transformação aguardada há anos pelas comunidades. Já o prefeito Pedro Ishi destacou que a parceria entre município e governo estadual busca garantir mais qualidade de vida, segurança e dignidade às famílias que aguardam por moradia regularizada.
Edição: Tribuna de Suzano
Fonte: Secop Suzano
Fotos: Divulgação/Secop Suzano
Tribuna de Suzano Informação em Suzano e Região