Inaugurado: Mogi das Cruzes ganha moderno Hospital da Mulher e da Criança em Braz Cubas

A abertura do complexo de saúde contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas, a prefeita Mara Bertaiolli, o presidente da Alesp, André do Prado, familiares da homenageada,  Leila Caran Costa e inúmeras autoridades de Mogi, região e e do estado de SP

Com a presença de autoridades estaduais, municipais e centenas de moradores, Mogi das Cruzes viveu neste sábado (09) um momento importante para a saúde pública com a entrega oficial da Maternidade e Hospital da Mulher e da Criança Leila Caran Costa, em Braz Cubas. Considerada uma das mais importantes obras da área da saúde no município, a nova unidade foi apresentada à população durante cerimônia que reuniu o governador Tarcísio de Freitas, a prefeita Mara Bertaiolli, o vice-prefeito Téo Cusatis, parlamentares e lideranças regionais.

O início do atendimento à população está previsto para o próximo dia 25, com o funcionamento do programa Mãe Mogiana. Até lá, equipes médicas realizam avaliações técnicas e testes operacionais na estrutura da unidade. Durante os meses de junho e julho, os atendimentos serão ampliados gradativamente, consolidando o funcionamento completo do programa. Em agosto, terão início os partos agendados, juntamente com a ativação da UTI Neonatal e do alojamento conjunto. Já em setembro, o hospital passará a operar integralmente, oferecendo Pronto Atendimento Obstétrico, partos de alto risco e todos os serviços previstos no projeto, consolidando-se como referência regional em saúde materno-infantil.

Pronto Atendimento Obstétrico, setores de pré-parto, parto e pós-parto, além de alojamento conjunto para mães e bebês

Com 8 mil metros quadrados de área construída, o prédio possui sete andares, 90 leitos e capacidade para realizar até 400 partos mensais, além de cerca de 2 mil atendimentos obstétricos de urgência por mês. A estrutura conta com quatro salas cirúrgicas, UTI Neonatal, Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais, Pronto Atendimento Obstétrico, setores de pré-parto, parto e pós-parto, além de alojamento conjunto para mães e bebês.

A unidade também dispõe de banco de leite humano, equipamentos de última geração, atendimento humanizado aliado à excelência técnica e gestão do instituto social responsável por um dos melhores hospitais do mundo. Entre os diferenciais estão o espaço “Janela da Vida”, que permitirá às famílias acompanharem os primeiros minutos de vida do bebê, apoio integral à amamentação, plano de parto individualizado, além do programa Mãe Mogiana, que reunirá exames como ultrassonografia, cardiotocografia e exames de sangue em um único local.

As futuras mães também terão acesso a kit enxoval, Diário do Bebê, Carteira de Vacinação, visitas guiadas à maternidade e à Sala Lilás, espaço destinado ao acolhimento de mulheres vítimas de violência. A expectativa da administração municipal é de que a nova maternidade fortaleça a rede pública de saúde e amplie significativamente a qualidade do atendimento às mulheres e crianças de Mogi das Cruzes e região.

A prefeita a Mara Bertaiolli, juntamente com seu vice, Téo Cusatis na inauguração da Maternidade e Hospital da Mulher e da Criança Leila Caran Costa em Mogi das Cruzes

“Hoje é um dia que representa vida, esperança, cuidado e amor pelas pessoas. Não é só um prédio, é um lugar que a gente escolheu para a chegada dos bebês mogianos com dignidade. Abrir a Maternidade e Hospital da Mulher e da Criança Leila Caran Costa exigiu muita coragem, planejamento e compromisso com as pessoas. Vamos trabalhar todos os dias para oferecer o melhor para as famílias mogianas”, disse a prefeita a Mara Bertaiolli em seu discurso, ao lado do vice-prefeito, da secretária municipal de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi, e do secretário-adjunto Luiz Bot, que foram chamados por ela ao púlpito no momento de sua fala.

“A nossa Maternidade e Hospital da Mulher e da Criança foi muito esperada por todos nós. O primeiro projeto foi feito por nós em 2011. Agora, estamos transformando esse sonho de todos os mogianos em realidade. É um momento único e uma honra ter o governador na nossa inauguração”, destaca Téo Cusatis.
“Eu percebo que vocês são um povo que se orgulha de ser mogiano. E devem se orgulhar mesmo, é uma cidade muito acolhedora. Em todos os eventos em que participo tem uma palavra que define melhor aquele momento. Hoje, a palavra que melhor define é amor. A prefeita Mara, que sempre nos apresenta seus projetos com muito carinho, já se tornou uma grande referência para mim”, avalia Tarcísio de Freitas.

O conselheiro Marco Bertaiolli lembrou, em seu discurso, de toda a trajetória da Maternidade, desde que o primeiro projeto apresentado, em 2011, quando ele era prefeito de Mogi, Mara presidente do Fundo Social e Téo Cusatis o secretário municipal de Saúde. “O Téo me disse ‘precisamos de uma Maternidade para Mogi’. E a primeira prefeita da história de Mogi, com toda a sua sensibilidade, anos depois, disse ‘não será apenas uma maternidade. Será também o Hospital da Mulher e da Criança. Somente a Mara para fazer isso”, disse Bertaiolli, elogiando o intenso trabalho da esposa para inaugurar a unidade.

O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, também foi chamado para falar da Maternidade, que leva o nome de sua mãe, Leila Caran Costa. “A minha mãe trabalhou muito por Mogi, especialmente quando o meu pai (Waldemar Costa Filho) foi prefeito. Ela pedia ajuda aos empresários da cidade para conseguir verba para construir creches”, conta Costa Neto, que, com sua esposa, Dana, sua filha Catarina e seu sobrinho, Leonardo Sica, que é presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB São Paulo, representou a família da homenageada.

André do Prado, presidente da Alesp, também lembrou o trabalho feito por Mara e Téo para viabilizar a operação do complexo de saúde. “Menos de 20 dias depois de eles serem eleitos, já estavam com a gente buscando recursos para a Maternidade e outros projetos de Mogi. Eles não mediram esforços para tornar isso realidade”, garante.

Edição: Tribuna de Suzano

Fonte: Secop Suzano

Fotos: Divulgação/PMMC

Leia também:

Apicultores apoiados pela Cia Suzano alcançam 129 toneladas de mel em 2025

A produção de mel realizada por parceiros do Programa de Apicultura da Suzano, alcançou mais …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *