Parceria: Suzano amplia tratamento de esgoto e beneficia mais de 116 mil moradores

Mais de 116 mil moradores de Suzano passam a contar com melhorias no sistema de coleta e tratamento de esgoto após a entrega, nesta sexta-feira (08), de uma nova ala da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e da expansão do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) do município. As obras, realizadas pela Sabesp, somam investimentos de R$ 306 milhões e reforçam o atendimento à população, além de ampliar a capacidade de tratamento dos resíduos da cidade e da região.

O governador Tarcísio de Freitas com o prefeito de Suzano, Pedro Ishi, na entrega da nova estação elevatória que vai atender 116 mil moradores da cidade

A nova estação elevatória de esgoto recebeu investimento de R$ 25 milhões e possui capacidade para tratar até 1,5 mil litros por segundo. Além de Suzano, o equipamento também beneficiará moradores de Mogi das Cruzes, Poá, Ferraz de Vasconcelos e Itaquaquecetuba, alcançando mais de 850 mil pessoas.

Já a ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário recebeu aporte de R$ 281 milhões e contemplou a implantação de 41,9 quilômetros de tubulações, com capacidade de transporte de 1,2 mil litros por segundo. A estrutura atenderá diversos bairros de Suzano, desde a região do Boa Vista até o distrito de Palmeiras, conectando o esgoto das residências à rede geral da Sabesp e encaminhando os resíduos para tratamento adequado.

Com a entrada em funcionamento do novo sistema, a expectativa é de avanço significativo na saúde pública, redução de impactos ambientais e melhoria da qualidade de vida da população. O tratamento correto do esgoto também contribui para a preservação dos recursos hídricos da região, beneficiando diretamente o Ribeirão Jaguari, Ribeirão Amparo, Ribeirão Três Pontes, Ribeirão Perová e os córregos Mandi, Água Branca, Itaim, Guaió e Una, todos afluentes do Rio Tietê.

Durante a inauguração, o presidente da Sabesp, Carlos Piani, destacou a importância do investimento para o tratamento de esgoto da região. Segundo ele, durante muitos anos uma parcela significativa do esgoto produzido pelas cidades não recebia tratamento adequado. “Hoje estamos mudando essa realidade, levando mais saúde, dignidade e qualidade ambiental para a população”, afirmou.

A secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, ressaltou que a modernização permitirá maior eficiência operacional e redução de perdas durante o deslocamento da água e do esgoto até a estação de tratamento.

O governador Tarcísio de Freitas reforçou que os investimentos em saneamento representam uma questão essencial de saúde pública. “Quando ampliamos sistemas de tratamento e esgotamento, estamos levando dignidade às pessoas e melhorando diretamente a qualidade de vida da população”, declarou.

Já o prefeito de Suzano, Pedro Ishi, destacou a parceria entre a Prefeitura e a Sabesp e afirmou que a cidade continuará buscando novos investimentos em infraestrutura e saneamento básico. Também participaram do evento o ex-prefeito Rodrigo Ashiuchi, o prefeito de Itaquaquecetuba, Eduardo Boigues, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, André do Prado, o vice-governador Felício Ramuth e secretários municipais.

Edição: Tribuna de Suzano
Fonte: Secop Suzano
Fotos:  Wanderley Costa/Secop Suzano 

Leia também:

Aposentados e pensionistas são homenageados em celebração especial em Mogi das Cruzes

Aposentados e pensionistas vinculados ao Instituto de Previdência Municipal de Mogi das Cruzes (Iprem) foram …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *