Quinta Divisão em Suzano recebe serviços médicos e ações preventivas durante mutirão de saúde

Ação leva consultas, exames e vacinação para moradores da Quinta Divisão em Palmeiras

Moradores da Quinta Divisão, no Distrito de Palmeiras, receberam no último sábado (09) uma série de atendimentos médicos e serviços preventivos por meio de mais uma edição do projeto “Saúde Itinerante”. Realizada na Escola Estadual Helena Zerrener, a ação contabilizou 386 atendimentos ao longo do dia.

Entre os serviços mais procurados estiveram as consultas médicas por livre demanda, que somaram 64 atendimentos. A programação também incluiu 61 procedimentos de auriculoterapia, 58 aferições de pressão arterial e glicemia, além de 41 avaliações odontológicas.

A iniciativa ainda garantiu solicitações e coletas de exames laboratoriais, exames preventivos e vacinação. Ao todo, foram registradas 25 solicitações de exames, 13 coletas laboratoriais, nove exames de papanicolau e a aplicação de 44 vacinas. Testagens rápidas para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e palestras educativas voltadas à prevenção de doenças também fizeram parte da programação.

Desenvolvido desde agosto de 2024, o projeto busca aproximar os serviços de saúde das regiões mais afastadas das unidades fixas de atendimento. Inicialmente concentrada na Fazenda Aya, a iniciativa vem ampliando sua atuação para outros bairros da cidade.

O secretário municipal de Saúde, William Harada, destacou a importância da ação para facilitar o acesso da população aos serviços essenciais. “O ‘Saúde Itinerante’ tem cumprido um papel fundamental de levar atendimento humanizado e serviços essenciais diretamente para os bairros mais afastados. Os números desta edição demonstram a confiança da população no trabalho desenvolvido pelas nossas equipes e fortalecem nosso compromisso em ampliar cada vez mais o acesso à saúde”, afirmou.

Harada ressaltou ainda que o projeto complementa o trabalho realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas Unidades de Saúde da Família (USFs). “Nosso objetivo é garantir que ninguém fique sem atendimento. Estamos levando consultas, exames, vacinação e orientação diretamente para perto da população”, completou.

Edição: Tribuna de Suzano

Fonte: Secop Suzano

Fotos: Divulgação/Secop Suzano e SMS

Leia também:

Aposentados e pensionistas são homenageados em celebração especial em Mogi das Cruzes

Aposentados e pensionistas vinculados ao Instituto de Previdência Municipal de Mogi das Cruzes (Iprem) foram …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *