
A tradicional Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes teve início oficial na noite desta quarta-feira (14), reunindo autoridades, fiéis e moradores em um cortejo que percorreu o centro da cidade até a Praça da Matriz. A cerimônia de levantamento do mastro marcou a abertura da 413ª edição dos festejos, considerados um dos eventos religiosos e culturais mais tradicionais da região.
Entre os presentes esteve o presidente da Câmara Municipal, Francimário Vieira (PL), o Farofa, que acompanhou a programação ao lado de representantes do Executivo, lideranças religiosas e organizadores da festa. A solenidade também contou com a abertura do Império do Divino e com as bênçãos às bandeiras e ao quadro do Espírito Santo, conduzidas pelo bispo diocesano de Mogi das Cruzes, dom Pedro Luiz Stringhini.
O evento reuniu ainda a prefeita Mara Bertaiolli (PL), o conselheiro corregedor do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), Marco Aurélio Bertaiolli, o vice-prefeito Téo Cusatis, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maira Cusatis, o presidente da Associação Pró-Divino, Marcelo Braz, além dos festeiros Ricardo Medina Alvarez e Maria de Lourdes Pereira da Silva Medina e dos capitães de mastro Maurício e Tavane Ramos.
A programação da Festa do Divino segue até o dia 24 de maio com atividades religiosas, culturais e tradicionais espalhadas por diferentes pontos da cidade. Neste ano, o tema escolhido é: “Divino Espírito Santo, fazei de nós mensageiros da vossa Paz”.
Também prestigiaram a abertura do evento os parlamentares Edson Santos (PSD), Bi Gêmeos (PSD), Johnross (PRD) e Maurinho do Despachante (PRD).
Farofa disse que a Festa do Divino é um momento de reflexão e gratidão espiritual. “Agradeço ao Divino por estar aqui e aproveito esse momento para dar graças a todas as conquistas, como saúde, prosperidade e amor. É um momento em que toda Mogi se une. Além da fé, esta é uma oportunidade para que os mogianos divulguem a nossa Cidade. Estive em outros estados e convidei amigos para virem conhecer nossa Festa do Divino, que é a maior do Brasil. Vamos divulgar esse evento grandioso e torná-lo ainda maior. Além disso, aproveitem para tirar uns 30 minutos por dia e agradecer”, comentou o presidente do Legislativo.
A prefeita Mara disse que Mogi das Cruzes é a morada do Divino. “Que o Espírito Santo leve força e luz a todos os mogianos. Esta Festa é a maior manifestação de fé e de cultura do nosso Município. Que a gente possa amar quem não conhecemos como se fosse da nossa própria família. Esse é o espírito da Igreja”.
O festeiro deste ano, Ricardo Medina, discursou sobre o tema de 2026, a paz. “Estamos numa época de guerras e de violência contra a mulher, mas, quando escolhemos o tema, não tínhamos percebido o quanto ele seria adequado aos dias de hoje. Queremos que haja paz, não apenas entre as pessoas, mas também a paz interior”, disse.
Marcelo Braz, presidente da Associação Pró-Divino, pediu mais tolerância. “Que haja paz também nas famílias. Que a gente possa segurar a língua para não ofender as pessoas, principalmente as mais próximas”.
O conselheiro corregedor do TCE/SP, Marco Aurélio Bertaiolli, foi mais um a deixar sua mensagem. “É uma imensa alegria estar na abertura da maior e mais antiga Festa do Divino do Brasil. Aproveito para pedir que o Espírito Santo abençoe o novo Hospital e Maternidade de Mogi e aproveito para parabenizar a prefeita Mara por essa grande conquista”.
Por fim, discursou o bispo. “Que o espírito Santo leve paz para o Brasil, para a nossa Igreja e para toda a Cidade. Aproveitem essa linda festa. Viva o Divino!!!”.
Edição: Tribuna de Suzano
Fonte: Comunicação CMMC
Fotos: Divulgação/CMMC
Tribuna de Suzano Informação em Suzano e Região