Limpando geral: nova frente de desassoreamento é iniciada no rio Guaió em Suzano

Trabalho que será executado entre a foz do rio Tietê e a avenida Major Pinheiro Fróes (SP-66) deverá garantir, até o fim do ano, remoção de resíduos em um trecho de um quilômetro

Os serviços de limpeza e desassoreamento no rio Guaió marcaram o início de uma nova frente de trabalho em Suzano para a retirada de resíduos e sedimentos acumulados no leito do corpo d’água. O trecho já começou a receber maquinário pesado para a execução das intervenções, que têm como foco ampliar a capacidade de escoamento das águas e minimizar os riscos de alagamentos durante períodos de fortes chuvas.

Os serviços serão executados até novembro deste ano em um trecho de aproximadamente um quilômetro, localizado entre a foz do rio Tietê e a avenida Major Pinheiro Fróes (SP-66). O objetivo é retirar sedimentos acumulados no fundo do rio, restaurando sua profundidade original e melhorando o fluxo da água durante períodos de chuva intensa.

Com a intervenção, bairros próximos, como Jardim Quaresmeira, Jardim Monte Cristo e Jardim Suzanópolis, devem ser beneficiados, especialmente na prevenção de alagamentos.

As ações no rio Guaió se somam ao trabalho já em andamento no trecho do rio Tietê que corta Suzano. Desde 2023, mais de 300 mil metros cúbicos de sedimentos já foram retirados em um percurso de 14,9 quilômetros, entre o ribeirão Taiaçupeba-Mirim e o limite entre Itaquaquecetuba e Poá.

Paralelamente, o município também mantém tratativas para iniciar o desassoreamento do rio Taiaçupeba no segundo semestre deste ano. A futura intervenção poderá beneficiar regiões como o Jardim Maitê.

Outra iniciativa em discussão é o projeto de “amortecimento” do rio Una, que prevê obras para ampliar a capacidade de vazão das águas até o rio Tietê. As ações devem ocorrer nas proximidades da rotatória da Praça do Sol Nascente.

O secretário Samuel Oliveira destacou que os serviços representam a continuidade do trabalho voltado à prevenção de enchentes na cidade. Segundo ele, o desassoreamento do rio Tietê está em fase final, enquanto o início das ações no rio Guaió marca mais uma etapa importante para a melhoria da drenagem urbana.

Já o prefeito Pedro Ishi afirmou que as intervenções reforçam a parceria entre o município e o governo estadual em obras de infraestrutura e prevenção de enchentes, ressaltando os benefícios diretos para a população durante períodos de fortes chuvas.

Edição: Tribuna de Suzano

Fonte: Secop Suzano

Fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano 

Leia também:

Aposentados e pensionistas são homenageados em celebração especial em Mogi das Cruzes

Aposentados e pensionistas vinculados ao Instituto de Previdência Municipal de Mogi das Cruzes (Iprem) foram …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *