Os moradores da Vila Estação começaram a acompanhar uma nova fase de melhorias urbanas que promete transformar a infraestrutura do bairro nos próximos meses. Com investimento de R$ 5,3 milhões, as intervenções contemplam pavimentação, ampliação das redes de água e esgoto, drenagem pluvial, construção de equipamentos públicos e ações voltadas à regularização fundiária.

O início das obras no sábado (30), foi marcado por uma cerimônia realizada na rua Sussumu Mori. A expectativa é que os trabalhos sejam concluídos em até 18 meses, beneficiando diretamente centenas de famílias da região.
Entre os serviços previstos estão a ampliação de mais de 1,5 quilômetro da rede de abastecimento de água e quase um quilômetro de rede de esgoto. O projeto também contempla a implantação de galerias e novas estruturas de drenagem para minimizar problemas causados pelas chuvas, além da execução de quase sete mil metros quadrados de pavimentação e cerca de cinco mil metros quadrados de recapeamento asfáltico.
Outro destaque será a construção de um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que ampliará o atendimento e o suporte oferecidos às famílias do bairro. A unidade contará com área construída de 178 metros quadrados e reforçará a rede de proteção social da região.
A Vila Estação já havia recebido investimentos importantes em anos anteriores, incluindo a canalização de trecho do córrego dos Canudos, a implantação da avenida das Orquídeas e a entrega de equipamentos como creche, campo society, quadra poliesportiva e praça pública. Agora, a nova etapa busca consolidar o processo de urbanização do bairro.
Regularização fundiária
Paralelamente às obras de infraestrutura, avança o programa de regularização fundiária que contempla 388 imóveis da comunidade. Na primeira fase, 182 moradias já tiveram o processo concluído. Parte das famílias ainda aguarda a entrega dos títulos de propriedade devido à necessidade de complementação documental, motivo pelo qual equipes técnicas realizaram um plantão especial para atendimento dos moradores.
A iniciativa integra um conjunto de investimentos viabilizados por recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, em parceria com a administração municipal. O objetivo é ampliar a infraestrutura urbana, promover inclusão social e garantir mais segurança jurídica para as famílias da Vila Estação.
Após o lançamento das obras, os moradores também participaram de uma edição especial do programa Rua+Feliz, que levou atividades recreativas, apresentações culturais e diversos serviços gratuitos à população. A programação contou com atrações para crianças, apresentações musicais e ações nas áreas de saúde, assistência social, orientação jurídica e cidadania.
Edição: Tribuna de Suzano
Fonte: Comunicação PMMC
Fotos: Divulgação/PMMC
Tribuna de Suzano Informação em Suzano e Região