
Moradores da Vila Margarida tiveram acesso a uma ampla gama de serviços gratuitos no último sábado (30), em uma ação que reuniu atendimentos nas áreas de saúde, assistência social, proteção animal, orientação profissional, habitação, defesa do consumidor e atividades recreativas. Ao todo, mais de 1,8 mil atendimentos e serviços foram realizados durante a programação, que também contemplou exames, vacinação, castrações de animais e distribuição de roupas para famílias em situação de vulnerabilidade.
A saúde concentrou uma das maiores demandas do evento, contabilizando 337 atendimentos. Entre os serviços oferecidos estiveram consultas médicas, aferição de pressão arterial, testes de glicemia e testes rápidos, além de vacinação, atendimentos farmacêuticos, odontológicos e acolhimentos realizados por equipe multiprofissional.
Outro destaque foi o cuidado com os animais. A programação garantiu a realização de 252 castrações de cães e gatos, fortalecendo as ações de bem-estar animal e incentivo à guarda responsável. Também foram distribuídas 244 mudas de plantas e arrecadados 20 quilos de tampinhas plásticas por meio de uma campanha solidária que promove a troca do material por ração.
Na área social, foram registrados 49 atendimentos relacionados ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e ao Cadastro Único, ampliando o acesso das famílias aos programas sociais disponíveis. A população também contou com 40 exames oftalmológicos gratuitos, contribuindo para a prevenção e os cuidados com a saúde visual.
O Fundo Social de Solidariedade realizou a distribuição de mais de mil peças de roupas, beneficiando moradores em situação de vulnerabilidade social. Já os serviços de protocolo itinerante, ouvidoria e defesa do consumidor ofereceram orientações e encaminhamentos relacionados a demandas municipais e direitos dos cidadãos.
As crianças também tiveram espaço garantido na programação. Atividades recreativas incluíram a distribuição de 200 desenhos para colorir e 65 unidades do brinquedo Labubu, proporcionando momentos de lazer durante a ação.
A iniciativa foi promovida pela Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio do programa Prefeitura no Meu Bairro, que reúne diferentes secretarias municipais com o objetivo de descentralizar os serviços públicos e facilitar o acesso da população aos atendimentos oferecidos pelo município.
A prefeita Priscila Gambale acompanhou as atividades e ressaltou a importância de levar os serviços diretamente às comunidades. Segundo ela, a proposta é facilitar o acesso dos moradores aos atendimentos e fortalecer a aproximação entre o poder público e a população. O programa seguirá percorrendo outras regiões da cidade ao longo dos próximos meses.
Edição: Tribuna de Suzano
Fonte: Secom Ferraz
Fotos: Divulgação/Secom Ferraz – Isis Katarine
Tribuna de Suzano Informação em Suzano e Região