
A história e o legado de Dom Paulo Mascarenhas Roxo serão eternizados em um espaço público de Mogi das Cruzes. A Câmara Municipal aprovou nesta terça-feira (2) o Projeto de Lei nº 75/2026, que denomina como “Praça Dom Paulo Mascarenhas Roxo” a área de convivência localizada no encontro das ruas Raposa e Chimpanzé. A iniciativa é de autoria do vereador JohnRoss (PRD) e tem como objetivo prestar homenagem a uma das principais lideranças religiosas que atuaram no município ao longo das últimas décadas.

Ao justificar a proposta, o vereador destacou a importância de preservar a memória de uma personalidade que deixou contribuições significativas para a comunidade mogiana. “Denominar um espaço público em sua homenagem é mais do que um reconhecimento formal; é eternizar a memória de um homem que dedicou sua vida à construção de uma Igreja viva, acolhedora e missionária. É garantir que seu exemplo de fé, humildade e serviço continue inspirando as futuras gerações”, afirmou JohnRoss.
Dom Paulo Mascarenhas Roxo
Natural de São Geraldo, em Minas Gerais, nasceu em 1928 e integrou a Ordem Premonstratense. Em 1989, assumiu a Diocese de Mogi das Cruzes, onde desenvolveu uma série de ações voltadas à organização pastoral, à educação e à comunicação da Igreja Católica na região.
Durante sua gestão, implantou o primeiro Plano Trienal de Pastoral da Diocese, promoveu a reorganização das regiões pastorais e fundou o Colégio Diocesano Paulo VI. Também incentivou a modernização da comunicação institucional, criando o informativo diocesano “A Caminho” e a primeira página da Diocese na internet.
Dom Paulo Mascarenhas Roxo, Opraem, foi ordenado sacerdote no dia 20 de agosto de 1952, em Pirapora do Bom Jesus/SP, pelo então bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, Dom Paulo Rolim Loureiro (depois nomeado como primeiro bispo da Diocese de Mogi das Cruzes).
Em 07 de dezembro de 1989, foi nomeado bispo para a Diocese de Mogi das Cruzes. A ordenação episcopal aconteceu no dia 28 de janeiro de 1990, em Jaú/SP, tendo como Sagrante Dom Carlo Furno, arcebispo titular de Abari e núncio apostólico no Brasil na época. Escolheu como lema episcopal “Ficai conosco Senhor” (Lc 24,29).
A posse canônica como terceiro bispo da Diocese de Mogi das Cruzes foi realizada no dia 11 de fevereiro de 1990, no Ginásio de Esportes da Universidade Braz Cubas. Como bispo diocesano, Dom Paulo Mascarenhas Roxo, Opraem, foi o responsável, entre as inúmeras atividades, pela organização do primeiro Plano Trienal de Pastoral que tinha como objetivo fortalecer a pastoral de conjunto; a reorganização da divisão das regiões pastorais; a mudança de local do Seminário Diocesano Sagrado Coração de Jesus (que ficava na Rua Ipiranga, onde, atualmente, está a Cúria Diocesana e a Residência Episcopal) para o Centro de Convivência Tabor, e assim, atender a demanda de seminaristas que crescia; e a criação da tradicional Festa do Seminário.
Edição: Tribuna de Suzano
Fonte: Comunicação CMMC
Fotos: Reprodução – Diocese de Mogi das Cruzes
Tribuna de Suzano Informação em Suzano e Região