Programa de combate ao tabagismo em Suzano transforma vidas e promove saúde

Suzano conquista resultados positivos com grupo de apoio para abandono do cigarro

Histórias de superação marcaram mais uma edição do grupo de combate ao tabagismo realizado na Cidade Miguel Badra. Dos 16 participantes que concluíram o programa, 12 conseguiram abandonar o cigarro após receberem orientação, acolhimento e acompanhamento multiprofissional durante três meses.

A iniciativa foi desenvolvida na Unidade de Saúde da Família (USF) Dr. Eduardo Nakamura e teve como objetivo oferecer orientação, acolhimento e suporte especializado para pessoas que desejavam superar a dependência da nicotina e adotar hábitos mais saudáveis.

Durante os encontros, os participantes receberam informações sobre os efeitos do tabagismo na saúde, compreenderam os mecanismos da dependência física, emocional e comportamental e tiveram acesso a estratégias para enfrentar os desafios do processo de cessação do fumo.

As atividades contaram com a participação de psicólogos, médicos, nutricionistas e Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), que promoveram palestras, rodas de conversa e dinâmicas educativas voltadas à conscientização sobre os riscos do cigarro e os benefícios de abandonar o hábito.

O secretário municipal de Saúde, William Harada, destacou a importância do acompanhamento especializado e celebrou os resultados alcançados pelo grupo.

“O tabagismo é uma questão de saúde pública e ações como essa mostram como é importante realizar o acompanhamento multiprofissional no processo de abandono do cigarro. Iniciamos o grupo com 33 participantes e 12 dos 16 que concluíram as atividades conseguiram parar de fumar. Cada paciente possui uma trajetória diferente e precisa de apoio, orientação e acolhimento para superar a dependência. Fico muito feliz com os resultados alcançados e, principalmente, com a transformação na vida dessas pessoas”, afirmou.

Entre os assuntos abordados estiveram os impactos do tabaco sobre o organismo, especialmente no sistema cardiovascular, respiratório e circulatório, além do funcionamento da nicotina no cérebro e dos fatores que influenciam a manutenção do vício.

Os participantes também conheceram os benefícios proporcionados pela interrupção do consumo do cigarro, como a melhora da respiração, da circulação sanguínea, da disposição física e da qualidade de vida. Aspectos relacionados à autoestima, ao convívio familiar e à redução da exposição de terceiros ao fumo passivo também fizeram parte das discussões.

Ao avaliar os resultados da iniciativa, Harada ressaltou que o trabalho desenvolvido demonstra a relevância da atenção básica na promoção da saúde e na prevenção de doenças.

“Quando conseguimos auxiliar uma pessoa a abandonar o cigarro, estamos contribuindo diretamente para a melhoria da saúde, da autoestima e da convivência familiar dela. Esse trabalho desenvolvido pelas equipes mostra a força da atenção básica e o quanto o acompanhamento humanizado faz diferença na vida da população”, concluiu.

Edição: Tribuna de Suzano

Fonte: Secop Suzano

Foto capa: Prefeitura de Divinópolis/MG

Foto interna: Mauricio Sordilli/Secop Suzano

Leia também:

Estações da CPTM Tatuapé e Luz recebem ações gratuitas de prevenção à saúde física e mental nesta quinta-feira

Os passageiros que utilizarem as estações Tatuapé e Luz da CPTM nesta quinta-feira (18) terão …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *